domingo, 19 de agosto de 2012

Prolongamento da João Paulo II inicia este ano

Os frequentes congestionamentos formados ao longo do principal corredor de trânsito da grande Belém, a avenida Almirante Barroso, fazem o paraense aguardar com ansiedade o início das obras de prolongamento da avenida João Paulo II. A esperança dos condutores é de que, com uma nova alternativa de rota, o movimento de entrada e saída da cidade flua com mais rapidez. A obra tem previsão de início marcada para o mês de dezembro e corresponderá a cerca de 4 mil metros, avançando da passagem Mariano, no bairro Curió Utinga, até a rodovia Mário Covas, em Ananindeua. “Sonho dia e noite com essa obra. Com o congestionamento que tenho enfrentado diariamente na [avenida] Almirante Barroso, perco quase três horas por dia apenas no trânsito de casa para o trabalho. É um tempo que eu nem tenho para perder, no final das contas são quase três dias por mês”, diz a funcionária pública Carmem Vieira, que se desloca para o trabalho do conjunto Cidade Nova IV para o bairro de Nazaré pela avenida Almirante Barroso. “Se tivesse a 1º de Dezembro [atual avenida João Paulo II) ficaria bem melhor para mim. Acredito que reduziria meu trajeto em mais de 50%”, avalia.
Pelo projeto, que faz parte da segunda etapa do Ação Metrópole, a nova João Paulo II será ligada à rodovia Mário Covas através de uma conexão com o elevado do Coqueiro, permitindo o acesso direto a Belém de veículos oriundos dos conjuntos Cidade Nova e Paar, além dos bairros do Coqueiro e 40 Horas, em Ananindeua. “Não há dúvida de que será uma nova alternativa para desafogar o trânsito na região metropolitana, já que o acesso hoje se dá apenas pela rodovia BR-316, porém, mais que uma via de acesso e saída da cidade, o prolongamento traz a marca do desenvolvimento urbano para a cidade, trazendo benefícios sociais, econômicos e ambientais”, explicou o diretor geral do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), César Meira.
Neste primeiro momento, diz o diretor, está sendo elaborado o projeto executivo que entre outros produtos lançará o edital de abertura para o processo licitatório, marcado para o dia 02 de outubro. “Há um intervalo de tempo burocrático, mas, definida a empresa vencedora da licitação, a obra efetivamente tem início”, diz Meira, antecipando a redução no número de desapropriações na área por onde passará a nova via. “Diferente do que previa o traçado inicial, cruzaremos uma área com menos intervenções urbanas, de modo que o número de desapropriações será bastante reduzido. A quantidade exata, entretanto, apenas o projeto executivo definirá”.
A nova avenida João Paulo II terá duas pistas, com três faixas por sentido, ciclovia e implantação de duas pontes. A primeira a 60 metros da passagem Mariano, transpondo a ponta do Lago Bolonha, e outra a 200 metros da rua da Pedreirinha, transpondo a ponta do Lago Água Preta. A via circundará parte do Parque do Utinga, funcionando como barreira física e sanitária de proteção à Area de Preservação Ambiental (APA) Belém ao prever um sistema de drenagem que fará a captação dos efluentes que atualmente são diretamente lançados nos mananciais, promovendo a devida filtragem desses afluentes. “Também será uma barreira física, porque será margeada por um muro em gradil que permitirá a visualização do Parque ao mesmo tempo que impedirá o avanço urbano sobre o parque, que vem sofrendo com a urbanização”, destaca César Meira. A previsão é de que a nova via seja inaugurada no prazo de um ano, já considerando as adversidades climáticas. 
AÇÃO METRÓPOLE
O prolongamento da av. João Paulo II é a segunda etapa do projeto Ação Metrópole. A primeira foi finalizada com a construção da avenida Centenário Assembleia de Deus e do elevado Daniel Berg.
PREVISÃO
Após a conclusão da obra, prevista para dezembro de 2013, terá inicio a última fase, que corresponde à implantação do Sistema BRT (Bus Rapid Transit) do Estado, entre Belém e Marituba.

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